quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A antítese do espectáculo - publicado em Agosto 2009

Como é possível alimentar o futebol sem dinheiro? Como é possível alimentar o dinheiro sem adeptos que potenciem toda uma enorme industria quase imperceptível? Como é possível alimentar os adeptos sem bom futebol? Como é possível alimentar o futebol portuguêsquando os ditos clubes pequenos agem como meras cadeiras cinzentas, apáticas e empoeiradas dum autocarro do século passado?

Após a primeira jornada do campeonato na qual o Benfica empatou com o Maritimo, salta-me à vista um aspecto recorrente do futebol dos "pequenos" que se defrontam com os "gigantes", ou melhor, um aspecto que vira tactica cumprida a risca, a tactica do autocarro e anti jogo!

A táctica do autocarro é a maior antítese de bom futebol que pode haver; juntar tal acto de anti jogo a quedas sem nexo e fitas prolongadas no chao faz o clube parecer ainda mais pequeno!

A mentalidade dos nossos treinadores e jogadores que, obcecados pelo pontinho amealhavel na liga dos grandes (sim, porque para eles o campeonato é outro; Benfica, Porto e Sporting devem ser 6 jogos em outra divisão e, como tal, encarados de forma diferente!...), colocam em campo os seus pupilos a praticarem algo como.... como... a designação deveria ser futebol mas não encontro outra palavra que melhor defina o conjunto de 11 jogadores atrás da linha de meio campo cuja unica preocupação é despachar a bola; 2 velocistas e bola para a frente, bem ao estilo da batata quente!

Preocupados com a ginástica pontual e, diria, preocupados tambémcom a eventual avença com o teatro aberto e a arte de bem fingir; ao estilo de Shakespeare se atiram e rebolam tal como cães bem treinados pelo manto verde do estadio da luz!

Um grandioso numero 10 referia, em entrevista, que os jogadores, por elevada ileteracia, não deveriam ler as suas análises na imprensa, fossem elas muito positivas ou o oposto; Eu hoje chamaria e adjectivaria os jogadores do maritimo e o seu treinador (e os seguidores desta tactica de elevado cariz tecnico-tactico) de cobardes, fracos, mesquinhos, sem ambição, amorfos, amadores,medrosos e egoístas...
Sim, porque se querem evoluir, se querem fazer crescer o futebolportuguês, se querem acabar com hegemonias, se querem receitas e pessoas nos estádiosteem que proporcionar retorno ao publico que paga para os ver!

Oxala fira orgulhos, oxala abane algumas mentes! Oxala seja um pequeno passo para que no proximo jogo se batam de Homem para Homem, de jogador para jogador, que procurem a glória em vez de pensarem demasiado tempo na penumbra, na premissa de inferiores!

O futebol português agradece profundamente! Eu também!



Bruno de Mendonça Placido

Sem comentários:

Enviar um comentário