quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Breves dissertações - Mestria de Vida

"A tolerância é uma das características mais sofisticadas e difíceis de ser incorporada na personalidade.
É mais fácil adquirir cultura do que aprender a ser tolerante. Uma pessoa tolerante é compreensiva,
aberta e paciente. Já a intolerante é rígida, implacável, tanto com os outros como consigo mesma.

Cristo era contra a pratica do coitadismo. Rejeitava ate mesmo qualquer tipo de sentimento de dó que as pessoas tivessem em relação a ele. A sua humildade e simplicidade eram conscientes. Ele nao queria formar homens dignos de dó, mas homens lúcidos, seguros e coerentes."
                                              Augusto Cury, "O mestre dos mestres"

Durante, talvez, toda a minha infancia deparei-me inumeras vezes, com o pensamento que ser humilde, que tomar a atitude certa, que ouvir as palavras que a consciencia (na altura seria uma voz distante mas aconchegante, acolhedora mas igualmente directiva) nos diz ao ouvido e nos encaminha; que tudo isto seria algo condenavel.  Algo determinado e ponderado, logo criado, conscientemente. 

Que o agir consciente que estava a fazer o certo não seria o mais recomendavel. Ouvia e via os outros, e as grandes aitudes pareciam-me inconscientes, repentinas...não pensadas.
Cada vez mais entendo e muito gracas ao que aprendo e leio, vejo e o que me ensinam (abençoados mestres da minha vida), que expressões como a descrita acima, não constituem qualquer problema.

Que, de facto, agir de acordo com a consciencia me encanta e me preenche, que o espontaneo tem, primeiramente, que ser treinado, para da repeticao se criar a rotina desejada.
Para assim incorporar no corpo animal os valores que me ocorriam em pensamentos.


Bruno de Mendonça Placido

Sem comentários:

Enviar um comentário